Coisas que todo escritor precisa saber antes de começar um livro

abril 22, 2021


Escrever um livro é um trabalho complexo, extenso e muitas vezes exaustivo, todavia extremamente recompensador. É o sonho de muitos autores finalmente colocar um ponto final na sua obra e poder planejar sua publicação. 

Mas por onde começar? Existem algumas coisas que todo escritor precisa saber e, nesse post, reunimos algumas dicas para você não desistir e, enfim, finalizar sua obra. Confira:


Apenas comece a escrever


Pode parecer uma dica boba, mas é importante sempre começar de algum lugar. Não é preciso ficar muito preso na teoria, muito pelo contrário, quanto mais você escrever, testar e treinar, melhor seu texto ficará. 


Você não precisa saber todos os detalhes da história antes de começar a escrevê-la


Às vezes alguns autores ficam presos a ideia de que precisam necessariamente já ter todos os detalhes da história finalizados antes de começar a desenvolvê-la. 


Muitas ideias só vão surgindo ao longo do processo de escrita. É legal se manter aberto a essas mudanças e deixar a criatividade fluir. 


Leia bastante livros do gênero que você quer explorar


Sua parada é ficção cientifica? Romance Histórico? Independente do gênero, se aprofunde nele e leia tudo que há de mais legal no mercado. Ter boas referências é uma ótima forma de saber por onde começar e como desenvolver sua obra. 


Assim, você pode estudar os plots, saber o que gostou, o que não gostou e decidir o que dá para ser aplicado a sua obra. 


Trace objetivos e faça esquemas para cada capítulo


Resumidamente, organizar seu processo criativo e ter disciplina é fundamental para finalizar seu livro. Cada pessoa tem um jeito e uma forma de produzir, mas no geral, é importante que você escreva todos os dias, de preferência com metas relacionadas à quantidade de palavras ou tempo gasto escrevendo. 


Além disso, você pode fazer esquemas de desenvolvimento para cada capítulo de sua obra, planejando todo o enredo antes de escrevê-lo. 


Planeje com calma a sua história


Pense com calma na  apresentação da trama (início), o desenvolvimento do conflito central (meio) e a resolução (fim). 


Após isso, reserve um tempo para definir pontos-chave onde a trama deve passar e desenvolva o plot twist.


Contar uma boa história pode ser complexo, mas existem sempre 5 elementos essenciais e explicamos cada um deles nesse post


Escrever um livro é bem diferente de vender um livro 


Essa talvez seja uma das dicas mais importantes de todas. Vender livros no Brasil e viver disso é bastante desafiador. Tenha em mente sempre seus objetivos, para quem você quer vender aquela obra e como deseja torna-la um verdadeiro sucesso. 


Desde o começo, vá pensando sobre que estratégias pretende aplicar para venda do seu livro e como. 


Normalmente, a primeira versão do livro nunca é a final


Após escrever seu livro, provavelmente centenas de coisas serão alteradas, recolocadas, seja por você ou pelo editor da sua obra. 


Fique tranquilo, o primeiro rascunho é apenas o primeiro rascunho e existe todo um trabalho de lapidação a ser feito. A parte chata é que você vai ter que lê-lo diversas e diversas vezes até chegar naquela edição final!



Curtiu o post? Se quiser saber um pouco mais sobre o processo de publicação, confira nosso artigo sobre como publicar um livro.  Por lá, reunimos dicas do que fazer depois que seu livro estiver finalizado. 


You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts