Você sabe o que é a cultura do cancelamento?

abril 09, 2021


 

Como enfrentar e superar um cancelamento virtual?

Em 2019, Cultura do Cancelamento foi escolhida a palavra do ano do dicionário MacQuarie. Em 2020, Netflix lança o documentário Dilema das Redes , com grande repercussão nacional e internacional.

Recentemente, o site Techtudo listou 17 gírias que surgiram na internet nesta última década, e “cancelar” é uma delas. De acordo com eles, o verbo tem uma nova conotação, pois serve quando “a pessoa sofre um boicote por parte dos usuários, que suspendem seu apoio a ela”. 

Além disso, a sua equipe escolheu a “cultura do cancelamento” (cancel culture), também chamada por call-out culture, como uma dessas novas gírias. A comissão a definiu como:

"As atitudes dentro de uma comunidade que exigem ou provocam a retirada do apoio de uma figura pública, como cancelamento de um papel de ator, banir a tocar a música de um artista, remoção das redes sociais, etc. Geralmente, tudo isso em resposta a uma acusação de ação socialmente inaceitável ou comentário da figura."

Pessoas públicas ou não, são vítimas todos os dias de manifestações de ódio nas redes sociais que levam para fora das telas um prejuízo, muitas vezes, fatal. Cancelar alguém se tornou a arma de equilíbrio social para os canceladores, que enxergam nela uma forma de banir quem erra ou quem tem uma opinião diferente da sua.



Hoje, á quem defenda a cultura do cancelamento como forma de acabar com a estrutura de poder que protege as pessoas privilegiadas na sociedade. Mas será que, a longo prazo, “cancelar” resolve problemas estruturais de desigualdade? Ou apenas reproduz uma lógica punitivista ao linchar quem muitas vezes fez um comentário por ignorância?

Procurando debater essas questões e trazer foco para as repercussões que o cancelamento é capaz de gerar, Cancelado é um dos primeiros livros dedicados a esta temática no país. Com uma abordagem é investigativa e atual e, sem cancelar ninguém no processo, esta obra se ocupa em levantar questões psicológicas relacionadas a fatos que foram manchete na imprensa e ao julgamento social.

Sobre os autores:

Marcelo Hugo da Rocha










Escritor, professor e advogado. Mestre em Direito e pós-graduado em Psicologia Positiva. Graduando em Psicologia. www.marcelohugo.com.br 

Fernando Elias José








Psicólogo clínico há mais de 26 anos. Escritor na área da Psicologia (Sinopsys editora) e palestrante. Mestre em Psicologia Clínica pela PUCRS e especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental.  femj@terra.com.br

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