Democracia para quem não acredita

maio 06, 2021

Novo lançamento da Letramento, Democracia para quem não acredita de Georges Abboud, é fruto da crença de que é possível trocar o combo negacionista (fake news + teoria da conspiração) por uma confiança na democracia e em suas instituições.


É verdade que, nas redes sociais, em alguns momentos, a democracia ou temas correlatos são discutidos, mas esse debate é dificilmente contabilizado porque, em sua maioria, ou ele é produzido dentro das câmaras de eco ou adquire a profundidade cognitiva de um tweet. 


Este livro tem como propósito de trazer esse debate para fora desses espaços e é uma oferta quase imperdível: traga seu antigo conspiracionismo e leve o bom senso democrático para casa.


Para quem? 


Estes ensaios sobre democracia foram produzidos, basicamente, para ter como público dois grupos.


O primeiro é representado por aqueles que têm a marcante aptidão de reunir, a um só tempo, o pensamento simplório, medíocre e estúpido. Ou seja, esse livro é especialmente orientado para você que não acredita na democracia. 


Mais: é para você que faz pouco caso da democracia constitucional e, a seu modo, quer ser revolucionário, à esquerda ou à direita.


Normalmente, pessoas que não acreditam na democracia são binárias e completamente avessas à complexidade. Por consequência, em vez de enxergarem uma sociedade pós-moderna fragmentada, preferem dividir essa sociedade entre “cidadãos de bem” (conceito que nem Kant definiu com clareza, mas eles elaboraram com emojis) e inimigos. 


O segundo é para aqueles que acreditam na democracia. Para eles, este livro é uma lembrança constante de que não estão sós, ainda que o primeiro grupo seja barulhento.


Sobre o autor




















Georges Abboud é um convicto defensor da democracia e da possibilidade de uma existência coletiva que permita a todos, indistintamente, o acesso a uma vida digna. É autor de diversos livros sobre constitucionalismo. Com este livro, estreia um novo público, sem necessária formação jurídica, a quem convida para uma importante missão: convencer os descrentes da importância de proteção da democracia.


Apesar de brasileiro nato, seu nascimento se deu no Líbano. Filho de imigrantes que se despediam de um país tomado por conflitos violentos e regimes autoritários, desde muito pequeno reconheceu o valor da liberdade e da segurança, garantidas pela democracia. Por isso, já no início da sua formação, especializou-se em Direito Constitucional.


Por acreditar na potência da educação, é professor universitário da PUC-SP e do IDP. Também é pesquisador por paixão. Mestre, doutor e livre docente, advoga e trabalha como consultor jurídico.



Democracia para quem não acredita é feito e dedicado a cada indivíduo descrente na democracia, na esperança de lembrá-lo de sua existência política. A obra está disponível no site do Grupo Editorial Letramento (www.editoraletramento.com.br).


You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts