5 Livros para refletir sobre o trabalho doméstico no Brasil

agosto 10, 2021



Há anos, o trabalho doméstico vem sendo um reflexo da desigualdade social e de uma herança colonial que fere os direitos político-sociais das trabalhadoras. Por ser uma função de cuidados domésticos, não há dúvidas de que sua ocupação seja majoritariamente formada por mulheres. Muitas dessas, acabam se submetendo a exercer suas funções em péssimas condições e com quase nenhum direito trabalhista, em prol de faturar uma baixa remuneração.

Além de serem em sua maioria mulheres negras e terem que lidar com os preconceitos diários, elas também convivem com assédios, que ferem seus princípios e sua dignidade.

Dito isso, vamos à questão principal: até quando as mulheres serão vítimas de abusos e condições precárias ao realizarem os trabalhos domésticos? O que podemos fazer para mudar essas condições?

Para discutirmos esse assunto, vamos apresentar alguns livros que abordam esse tema para você continuar refletindo em casa.

1) A COR DAS EMPREGADAS

Tamis Porfírio











A partir de relatos de trabalhadoras domésticas do Rio de Janeiro, este livro busca captar as desigualdades vivenciadas por essas mulheres em seu ambiente de trabalho e no relacionamento com seus patrões.

O objetivo é tentar compreender como as relações sociais de raça, classe e gênero podem moldar e interferir em tais relacionamentos e produzir um cotidiano de trabalho, por muitas vezes exploratório, servil e humilhante. Situação que interfere não apenas nas relações laborais, mas também na construção individual dessas mulheres trabalhadoras.

2) EU, EMPREGADA DOMÉSTICA

Preta-Rara











As trabalhadoras domésticas nunca desejaram ser domésticas mas, por falta de opção, honraram essa profissão e desempenharam ótimo trabalho que, quase sempre, não é reconhecido. Neste livro, a autora relembra suas dores e vivencia as dores das trabalhadoras em relatos que, apesar de profundos, são necessários para ecoar suas vozes.

“Ainda chegará um dia que nosso trabalho será reconhecido e, assim, o quartinho da doméstica deixará de ser a senzala moderna.”


3) DOMÉSTICAS: COTIDIANOS NA COMENSALIDADE

 Maria Luisa Jimenez Jimenez











A autora propõe em seu livro Domésticas: Cotidianos na Comensalidade, reflexões sobre o universo feminino através do espaço social da casa, mais especificamente da cozinha. Ao abordar a relação entre patroas e empregadas domésticas por intermédio do preparar, servir e apreciar a comida, o comportamento cotidiano é apresentado por via do cozinhar e tudo que se relaciona a esse evento diário. Convívio esse, conflituoso, apresentado nas relações socioeconômicas de gênero e culturais, desenrolando-se dentro do ambiente doméstico.

Com riqueza de detalhes, a autora faz ressurgir manuais antigos e blogs atuais sobre discursos reacionários e preconceituosos sobre essas mulheres, na sua maioria negras, pobres e sem qualificação.


4) O TRABALHO REPRODUTIVO SOB O CAPITAL

Clarissa Cecilia Ferreira Alves











A obra investiga como o trabalho reprodutivo - sob o capital - constitui-se enquanto forma de trabalho estruturada por relações sociais de sexo, classe e raça, e como a ordem capitalista, colonial, racista e patriarcal se organiza para abastecer a crescente demanda por cuidado e assistência surgida em razão da queda do Estado de Bem-Estar Social, do envelhecimento populacional e da entrada de mulheres brancas e ocidentais no mercado de trabalho.











Este livro oferece uma rara oportunidade de ter em mãos um estudo profundo sobre o significado histórico, econômico e político do trabalho das empregadas domésticas. Há um ocultamento do trabalho doméstico na sua relação com o processo produtivo capitalista. 

Isadora Brandão, a autora desse estudo inédito, mergulha fundo em sua pesquisa e revela esta realidade injusta e perversa numa perspectiva transformadora. Indigna-se frente à situação histórica dessa categoria, cujo trabalho é realizado, em sua grande maioria, por mulheres negras.



E aí? Curtiu os livros? Que tal nos aprofundarmos ainda mais no tema e ler sobre os 5 livros incríveis para aprofundar o debate sobre raça no Brasil? Clica aqui :)

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts