O direito pelas mulheres: livros jurídicos com temáticas feministas

setembro 28, 2021

Vamos falar um pouco sobre o direito pelo ponto de vista das mulheres?

Há anos, as mulheres vem sendo vítimas de um sistema opressor, que por muitas vezes prioriza a valorização do trabalho advindo do sexo masculino.

O que era para ser um Direito igualitário, acaba se camuflando através de políticas machistas e muitas vezes sem fundamentos.

Com o objetivo de refletirmos sobre a importância do feminismo e sobre o fim do patriarcado, as indicações de hoje são sobre livros jurídicos com temáticas feministas!

Confira a seguir:

1. Manual jurídico feminista
Carolina Valença Ferraz

















O Manual Jurídico Feminista foi escrito por diversas mulheres juristas que discutem a importância de se abordar o feminismo no direito. A intenção do Manual é de lutar por um direito menos hostil para as mulheres e para grupos socialmente vulneráveis.

O livro em questão desafia mulheres e homens de carreira jurídica repensar o Direito a partir da voz, escrita e condição feminina. O silenciamento das mulheres grita fundo dentro de cada uma de nós, por isso é tão importante exercermos nosso local de fala também pela escrita e por uma forma diferente e desafiadora de capaz de repensar os institutos jurídicos sob a ótica da teoria feminista crítica.

2. A justiça é uma mulher negra
Lívia Sant'Anna Vaz e Chiara Ramos


















Trata-se de uma obra multidisciplinar que coloca em diálogo o Direito, a história e uma visão afrodiaspórica interseccional na construção de uma justiça pluriversal. O resultado é uma experiência teórico-vivencial multipotente, regada a expressões artísticas como músicas, poemas, ilustrações e muito afeto.

Este é um livro para ser lido e sentido, essencial para quem quer enxergar o mundo sem as lentes impostas pelo colonialismo, racismo e sexismo.


3. O trabalho reprodutivo sob o capital
Clarissa Cecilia


















A obra investiga como o trabalho reprodutivo - sob o capital - constitui-se enquanto forma de trabalho estruturada por relações sociais de sexo, classe e raça, e como a ordem capitalista, colonial, racista e patriarcal se organiza para abastecer a crescente demanda por cuidado e assistência surgida em razão da queda do Estado de Bem-Estar Social, do envelhecimento populacional e da entrada de mulheres brancas e ocidentais no mercado de trabalho.

Assim, propõe-se uma reflexão sobre o movimento de “distribuição” dessa força de trabalho ao redor do mundo, obedecendo a uma ordem sul-norte, e oriente-ocidente, com respaldo em mecanismos fornecidos por Estados e organizações supraestatais.


4. Trabalhadoras do Brasil, uni-vos!
Patrícia Maeda














O pensamento crítico de Patrícia Maeda e sua escrita competente estão presentes nesta obra, na qual classe, gênero e raça se articulam na compreensão das opressões cruzadas vivenciadas por expressivo universo da classe trabalhadora.

A força instituinte do Direito e sua importância para o processo de tomada de consciência das pessoas que vivem do trabalho encontram nas narrativas das protagonistas que impulsionaram o movimento feminista no Brasil e dos sujeitos coletivos na arena da constituinte, uma práxis vital, cuja relevância é maior em tempos de desconstrução dos direitos sociais.

5. Sororidade em pauta
Patrícia Maeda















As autoras expandiram seus horizontes e outras magistradas entraram no grupo. Elas escreveram sobre a desigualdade de gênero no próprio Poder Judiciário, abordaram as várias formas de violência de gênero, buscaram retirar da invisibilidade a condição da mulher encarcerada, gestante ou mãe, e a relação com a feminização da pobreza, além de refletirem sobre os protocolos internacionais sobre julgar com a perspectiva de gênero.

A partir de suas histórias de vida, tentaram abrir precedentes emancipatórios, como a licença parental, enquanto resistem ao avanço do discurso de ódio e misoginia, dentre outros assuntos.


E aí? Curtiu os livros? Que tal se aprofundar nas pautas feministas e ler agora sobre os 5 Livros para refletir sobre o trabalho doméstico no Brasil?


You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts