5 ideias inspiradoras para suas aulas

fevereiro 23, 2022


O uso da tecnologia na sala de aula vem trazendo mudanças e impactando na rotina das instituições de ensino por todo o país. Desde a estrutura das universidades aos recursos didáticos utilizados, do professor ao processo de aprendizagem: tudo está em constante mudança.

Pensando nisso, hoje trouxemos 5 dicas infalíveis para que professores consigam transformar suas aulas e inspirem cada vez mais os seus alunos.

Já prepara o bloquinho e vem com a gente:

1. Conheça melhor seus alunos

Desenvolver estratégias de aprendizagem personalizada depende do quanto o professor conhece seus estudantes.

Você pode utilizar formulários on-line ou mesmo uma dinâmica que permita a manifestação das preferências, da identidade ou dos estilos de aprendizagem favoritos de sua classe.

2. Deixe as aulas mais empolgantes

Independentemente de ser presencial ou virtual, existem várias formas de estimular seus alunos a se engajarem em um tema, desenvolvendo o sentimento de pertencimento e de identificação.

• Abuse das narrativas: fale sobre um conteúdo, de maneira clara, lógica, inserindo algum enredo;

• Procure lembrar seus nomes e suas características pessoais positivas, convocando-os, durante sua aula;

• Em histórias e metáforas: faça comparações e utilize diferentes formas para explicar um assunto para facilitar o processo de aprendizagem.

3. Dê feedbacks eficazes

Feedback é uma poderosa técnica de comunicação que estabelece um processo de compreensão, respeito e confiança. Seu uso, seja para apoiar ou corrigir comportamentos, influencia o desempenho e afeta os resultados.

Ao dar o feedback, descreva o comportamento específico e suas consequências, identificando como você se sentiu em relação àquilo e porque se sentiu daquela maneira.


4. Promova dinâmicas em grupo

As dinâmicas de grupo são estratégias que permitem o desenvolvimento de competências socioemocionais a partir do autoconhecimento, colaboração, empatia e interação entre os alunos.

Alguns livros trazem diversas ideias de dinâmicas com orientações claras de como aplicar como: Oficina de dinâmica de grupos para empresas, escolas e grupos comunitários.

5. Ajude os seus alunos a serem produtivos

A gestão do tempo é essencial em todas as áreas da vida, visto que o tempo é um recurso precioso e não renovável. Aproveitar o tempo, priorizando tarefas, é fundamental para ter sucesso nos estudos.

Ensine os alunos a utilizarem recursos de gestão do tempo e planejamento de tarefa como agendas, quadros e tabelas, e contribua para que eles desenvolvam autopercepção para interpretarem sinais de cansaço, procrastinação ou resistência.

  • Quer mais dicas?


Com o intuito de revolucionar o dia a dia dos educadores, surgiu a obra 100 ideias inspiradoras para suas aulas.

Em cada capítulo o leitor poderá encontrar ideias, orientações, conceitos, pensamentos e palavras que remetem ao fazer docente inovador.

Se interessou? Então acesse aqui para garantir o seu exemplar e transformar suas aulas!

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts