Como é estagiar em uma editora?

fevereiro 18, 2022


Por Carol Pires

Para grande parte dos amantes de livros, trabalhar em uma editora é considerado um grande sonho ou uma imensa realização pessoal. 

Hoje, como estagiária em uma editora, vim contar um pouquinho sobre como é atuar nessa área do mercado editorial e compartilhar um pouquinho dos bastidores do meu trabalho com vocês!

Um pouquinho sobre mim

Me chamo Carolina, tenho 23 anos, sou estudante de jornalismo e hoje exerço a função de assistente de comunicação e marketing do Grupo Editorial Letramento. Tive o prazer de me ingressar na equipe em meu segundo período da faculdade e nesse mês (fevereiro/2022) completei 6 meses de estágio.

Como uma boa leitora assídua que sou, após uma tentativa não muito bem-sucedida de me graduar em outro curso (nem sempre acertamos de primeira, não é mesmo?), acabei me encontrando no jornalismo, que me possibilita, dentre muitas outras opções, trabalhar com aquilo que mais amo: livros.


Meu início na Letramento

Com o avanço da pandemia da COVID-19, se a adaptação do home office para aqueles que trabalhavam de forma presencial foi difícil, imaginem como foi me ingressar e realizar minhas atividades de forma 100% online?

Iniciar o estágio foi uma etapa desafiadora e ao mesmo gratificante, pois apesar das dificuldades de ser o meu primeiro emprego em minha área de atuação, obtive um apoio imenso de toda a equipe e consegui rapidamente me estabilizar e entender todo o processo de meu trabalho.

Minhas principais funções

Agora vamos conversar sobre aquilo que vocês mais devem querer saber: o que eu faço na Letramento?

Como assistente de comunicação e marketing, minhas principais funções giram em torno da produção de conteúdo para as mídias sociais, bem como seu monitoramento, acompanhamento de ações com influenciadores literários e participação no desenvolvimento de alguns projetos realizados.

Sabe aquele reels no Instagram ou aquela Newsletter que você recebe de nós periodicamente? Vários desses conteúdos foram produzidos por mim! Legal, né?

Mensalmente, eu e minha supervisora Giulia, responsável pela comunicação e marketing da editora, realizamos um planejamento mensal de tudo aquilo que iremos desenvolver para as redes da Letramento ao longo do mês!

Certamente, é algo que pode sofrer eventuais mudanças de acordo com nossas demandas, mas que nos auxilia e nos guia sobre o que teremos que produzir em nosso dia-a-dia.

Bastidores

Mas Carol, você fica por dentro dos lançamentos e das novidades antes de serem divulgadas?

Sim! Antes de publicarmos qualquer novidade em nossas redes, ocorre uma super preparação por trás. Realizamos reuniões, que podem ser apenas com a equipe ou contar com a participação dos autores, e estudamos quais serão as melhores estratégias para iniciarmos a divulgação.

E além disso, também tenho acesso aos livros publicados e posso usufruir à vontade do catálogo, uma vez que meu trabalho depende que eu conheça bem as obras para indicá-las nas redes para vocês! <3

Sobre essa realização

Por fim, gostaria de salientar que: sim, trabalhar em uma editora é realmente tão incrível quanto parece! Portanto, caso esse seja o seu sonho, não deixe de batalhar por ele!

Sabemos que por muitas vezes pode ser difícil nos ingressar no mercado editorial, mas lembre-se da importância da valorização da literatura em nosso país e seja parte da construção dessa história.

E, aí? Tem alguma curiosidade sobre como é trabalhar em uma editora? Pergunta para gente <3


Carolina Pires



Carol é estudante de jornalismo e produtora de conteúdo literário nas horas vagas. Leitora desde os 12 anos de idade, ela está realizando o sonho de trabalhar com aquilo que mais ama: livros! 

Dentro do Grupo Editorial Letramento, ela é a mais nova integrante da equipe e atua como assistente de marketing. Para que seu dia seja perfeito, basta que ele seja finalizado com uma boa história nas mãos, um edredom quentinho e seu filho de quatro patas ao seu lado.

Carol produz conteúdo sobre livros lá no Instagram: @lendoaocontrario

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts