Vocês sabe o que é um bullet journal? Saiba como utilizar esse método para organizar sua rotina de escrita

fevereiro 15, 2022



Você já ouviu falar em Bullet Journal? Sabia que esse método de organização pode ser essencial para dar um jeito na sua rotina de escrita? Pois é! Se traduzirmos o nome, já chegamos a um spoiler do que se trata: diário de balas de forma literal, ou melhor adaptando para língua portuguesa, um diário em tópicos!

O Bullet Journal segue alguns passos para personalizar folhas limpas de um caderno ou fichário para planejar melhor suas demandas, além de servir também para acompanhar e desenvolver seus hábitos.

A técnica é ideal para quem curte se organizar de forma manual, usando canetas, post its, adesivos e marcadores de texto. Se trata de um diário rápido, e seu objetivo é ser simples, facilitando anotações, memória e gestão de tempo: ou seja, ideal para escritores!

Quem criou o Bullet Journal?

O Bullet Journal foi criado pelo designer e autor de produtos digitais, Ryder Carroll, que desenvolveu um método pessoal para registrar ideias e planejar coisas a fazer utilizando papel de forma prática.

Carrol passou 25 anos experimentando e ajustando técnicas até chegar a uma que funcionasse de forma efetiva para vencer suas dificuldades de foco e aprendizado - em sua infância ele foi diagnosticado com transtorno de déficit de atenção (TDA).

Como utilizar?

Você pode utilizar para planejar os capítulos do seu livro, estrutura dos personagens e plots chave. Além disso, pode listar informações úteis sobre a obra que não podem ser esquecidas, como dados importantes sobre determinadas cenas.

O Bullet Journal também é perfeito para para fazer checklists para acompanhamento do desenvolvimento da sua história e passos que ainda precisam ser desenvolvidos.

Além disso, pode ser um forte aliado para registro e acompanhamento da sua escrita, seguindo os hábitos e atividades correlatas, perfeito para gerenciar o desenvolvimento de metas e realizar um planejamento diário e objetivo.

Ele pode concentrar lembretes e agendamentos em um único local, evitando a necessidade de diversos aplicativos ou papéis perdidos pelo caminho, mantendo ideias e referências longe do esquecimento.

Ou seja, resumidamente, de acordo com Ryder Carroll, o Bullet Journal pode ser resumido em:

• divisão do diário em módulos;
• registro mensal: checklists e calendários
• esquema de migração (para selecionar prioridades e descartar distrações

É só começar?

Sim! Para começar seu Bullet Journal, você só precisa de um caderno e caneta.

Só abrir seu caderno escolhido (pode ser qualquer um, com pauta, sem espiral, costurado, fica a seu critério!) e separar mais ou menos 3 páginas para o sumário.

Separe por mês, dia e semestre, ou como preferir! O importante é que faça sentido para você.


“Essencialmente, o bullet journal é uma estrutura para capturar suas idéias. Ele permite que você acompanhe o que aconteceu com você e permite organizar o que está acontecendo no momento e planejar o futuro.”  - Ryder Carroll


E, aí? Curtiu aprender sobre Bullet Journal? Está pensando em utilizar na sua rotina de escrita? Conta para gente nos comentários!






You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts