Jornada do herói: o que é e como usar nas suas histórias

fevereiro 11, 2022


Você já tinha ouvido falar da jornada do herói? Sabia que esse é um método criado para te auxiliar a escrever histórias incríveis?

Para quem não sabe, a jornada do herói nada mais é do que uma fórmula criada pelo escritor Joseph Campbell, a partir de uma análise minuciosa realizada por ele em seu livro O Herói das Mil Faces.

Nessa obra, Joseph estuda diversas obras mitológicas e acaba traçando uma sequência de acontecimentos padronizados que levam o herói até o seu destino final.

Mas vale lembrar que esse passo a passo nem sempre deve ser seguido de forma rígida e rigorosa, para não comprometer a estrutura original da história. Está bem?

Caso tenha achado interessante, já prepara o bloquinho e vem conferir o passo a passo dessa jornada com a gente:

1. O mundo comum

Este é o primeiro contato, onde você dará uma introdução e irá revelar a ambientação inicial da obra para o seu leitor, contando um pouco sobre a natureza de seu personagem.

2. O chamado à aventura

Não há herói sem um conflito eminente, não é mesmo?

Esse é o momento em que você revela a centelha inicial da obra, que fará seu protagonista se transformar e o desafiará a enfrentar algo maior.

3. Recusa do chamado

Como qualquer ser humano que sente medo e hesitações, o personagem irá recusar seu destino em um primeiro momento.

Isso permitirá que você desenvolva o seu amadurecimento psicológico durante o restante da obra.

4. Encontro com o mentor

Após a recusa, nada melhor do que um personagem ou uma interferência de alguma força sobrenatural para fazê-lo mudar de ideia.

Esse é um ótimo momento para abusar da criatividade e criar aquele que será a inspiração para muitos leitores.

5. A travessia do primeiro limiar

Após oficializar sua aventura, o herói irá atravessar o primeiro limiar da história, que pode ser representado como uma descoberta de habilidade, de um segredo, ou até mesmo uma mudança significativa de local.

6. Provas, aliados e inimigos

Nessa parte da história, o personagem irá se deparar com diversos conflitos menores que irão testar suas habilidades e o prepararão para o combate principal que está por vir.

7. Aproximação da caverna secreta

Sabe aquele famoso momento de reflexão que ocorre sempre que o personagem está prestes a se sacrificar pelo bem maior, sem saber se vencerá?

É exatamente isso que você irá proporcionar para os seus leitores nessa altura da narrativa!

8. A provação

Antes de uma bela vitória, sempre há um momento de pura tensão.

É na “provação” que você deverá fazer o seu leitor ficar com um friozinho na barriga após uma luta fracassada ou alguma queda das forças de seu protagonista. Mas não se desespere, pois no próximo passo o bem prevalecerá.

9. A recompensa

Após vencer sua disputa ou alcançar seu objetivo principal, o protagonista irá receber uma recompensa que fará tudo valer a pena.

Pode ser um reconhecimento da sociedade ou até mesmo a conquista da pessoa amada! Esse é o momento para abusar da criatividade sobre o que foi retratado no decorrer do livro!

10. O caminho de volta

Finalmente, ele iniciará seu caminho de volta para sua terra natal ou retornará para sua rotina inicial.

11. A ressurreição

Pensou que ele havia derrotado o vilão, não é mesmo?

Pois é aqui que você criará o grande plot twist da história! Após o herói se encontrar em sua tranquilidade, a sua maior luta virá à tona e aí sim você finalizará a batalha final.

12. O retorno com o elixir

Finalmente, após chegar em seu ponto de origem, o protagonista terá se transformado, sendo este o elixir final.

Agora me diz: curtiu as dicas de hoje? Não deixe de nos contar se você já utilizou essa técnica e como foi o resultado!

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts