Leituras essenciais para serem feitas antes das eleições de 2022

fevereiro 08, 2022

Com a chegada das eleições, nada mais essencial do que aproveitarmos para falar um pouquinho sobre política e a história do Brasil.

O estudo de temas como democracia e fake news são de suma importância para nos auxiliar no combate à desinformação e trocar o combo negacionista (fake news + teoria da conspiração) por uma confiança na democracia e em suas instituições.

Já o estudo sobre nossa história nos auxilia no aprendizado para que possamos evoluir perante os erros (e acertos) dos nossos antepassados.

Portanto, caso você esteja procurando adquirir conhecimento acerca desse tema, já prepara sua listinha, pois tem muito livro incrível por aqui!


Confira a seguir:


Democracia para quem não acredita


Georges Abboud


















Georges Abboud é um convicto defensor da democracia e da possibilidade de uma existência coletiva que permita a todos, indistintamente, o acesso a uma vida digna.

Com esta obra, estreia um novo público, sem necessária formação jurídica, a quem convida para uma importante missão: convencer os descrentes da importância de proteção da democracia.


Em busca da credibilidade perdida: a rede de investigação jornalística na era das fake news


Kassia Nobre dos Santos


















Este livro mostra que há um campo de experimentação a ser explorado pelo jornalista para atuar na crise da profissão e retomar a credibilidade perdida.

A partir do combate à desinformação, o jornalismo pode recuperar uma das suas principais funções que é contribuir para o fortalecimento da democracia.



A negação da liberdade: direito e escravização ilegal no Brasil oitocentista (1835-1874)


Gabriela Barretto de Sá


















É por demais significativa a obra de Gabriela Barretto de Sá não somente por trazer a sempre necessária pesquisa sobre a sociedade escravista do Século XIX no Brasil, registrando a precariedade da liberdade e a condenável instituição oficial da escravidão tratada pela legislação penal e pelos tribunais da época, bem como a aceitação “da impunidade e do casuísmo da lei”.



A influência da religião na política brasileira


Mônia Medeiros Lasmar


















Apesar de garantida a liberdade religiosa, o intercâmbio entre religião e política pode afetar diretamente os direitos de alguns indivíduos, especialmente de grupos específicos, como homossexuais e mulheres.

A ideia dessa obra é dar informação histórica e atual suficiente ao leitor, para que ele mesmo faça a sua reflexão crítica sobre o tema, sem buscar verdades absolutas.



A voz e a palavra do movimento negro na constituinte de 1998


Natália Neris


















Este livro aborda a tematização do racismo e das questões raciais no momento que inaugura as possibilidades de interlocução entre sociedade civil e instituições formais do Estado Brasileiro: a Assembleia Nacional Constituinte (ANC) de 1987-1988.


Gostou das indicações? Me conta aqui nos comentários se você tem o hábito de ler livros com essa temática!



 

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts