O que é um agente literário?

fevereiro 04, 2022

Você sabia que no mercado editorial também há agentes? Sabe quais são suas principais funções? Caso alguma de suas respostas tenha sido “não”, vem com a gente, pois iremos tirar todas as suas dúvidas nesse post!

Os agentes literários são os responsáveis por auxiliar seus clientes (autores) a encontrarem editoras ideais para que seu manuscrito seja enviado e, possivelmente, possa vir a ser publicado.

Eles também fazem o trabalho referente às negociações e aos aspectos jurídicos, ficando a frente de todas as questões contratuais e as intermediando para seu cliente e a editora.

Além disso, eles atuam como um meio de referência para os editores, pois esses profissionais geralmente fazem uma análise em diversas obras, escolhendo gerenciar apenas aquelas que eles consideram realmente adequadas para o mercado.

Mas como conseguir um agente?

1) Possua um diferencial

Os agentes literários geralmente recebem muitos manuscritos para serem avaliados e certamente pegarão apenas aqueles que lhe parecerem fora da curva.

Portanto, antes de pensar em enviá-lo, certifique-se de que seu trabalho esteja concluído e revisado, em sua versão final. Dessa forma, você terá mais chances de ser notado e escolhido pelo profissional.

2) Procure o agente ideal para você

Os agentes literários podem possuir as suas especificações. Por isso, é muito importante que você pesquise para encontrar aquele que lhe atenda melhor.

Há aqueles que trabalham apenas com manuscritos nacionais, aqueles que trabalham apenas com gêneros específicos e os que atuam como negociadores dos direitos autorais para o exterior, por exemplo.

3) Se dedique à sua carta de apresentação

Uma carta de apresentação bem feita pode fazer toda a diferença e ser a sua porta de entrada para o mercado.

Portanto, se certifique de dar o seu melhor e seguir algumas regrinhas:

  • Ela não deve ultrapassar uma página;
  • Deve possuir seu nome, seus contatos e contar um pouco de sua experiência como escritor;
  • Deve possuir uma breve sinopse da obra em questão e seus interesses dentro do mercado.

Por fim, não deixe de comentar que o livro está finalizado e que você gostaria de pedir para que ele fosse lido.


E aí, gostou das dicas de hoje? Nos conte aqui nos comentários se você já procurou por um desses profissionais para te assessorar!

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts