Autoras que todo mundo deveria conhecer

março 18, 2022

Você já parou para pensar em quantos livros escritos por mulheres você já leu esse ano?

Como qualquer outro campo, a literatura foi um espaço majoritariamente masculino e por mais difícil que seja de acreditar, o ambiente literário não é uma exceção à “regra” da desigualdade de gênero que, por muitos anos, lutamos contra.

Nós da Editora Letramento, buscamos incentivar a valorização da produção literária feita por mulheres e, além disso, gostaríamos que todos passassem a conhecer os livros incríveis e o trabalho que estas autoras realizam.

O nosso objetivo é reforçar a importância da mulher de ocupar diversos espaços na literatura, independente do tema abordado. Por isso, hoje iremos indicar 5 autoras incríveis que escrevem diferentes gêneros literários, estilos e temas!

Confere só:

Ana Faria


Ana Faria nasceu e vive na cidade de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais. É mestre em Geografia pela PUC Minas e atua como educadora de Ensino Fundamental e Superior. Desde criança sempre gostou de ler e escrever. Histórias de amor são as suas favoritas. Sonhava em fazer a diferença na vida das pessoas, através do ensino e das palavras. Hoje, professora e escritora, estes sonhos são realidade. 



Bruna Kalil Othero (Belo Horizonte, 1995) é autora de Poétiquase (Letramento, 2015). Além de pesquisar o lugar da mulher na literatura brasileira, organiza diversos eventos culturais por Belo Horizonte, como o “Sarau Libertário”, que ocorre a cada dois meses no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. Venceu o prêmio da Academia volta-redondense de Letras com o poema “Memória estéril”, aqui publicado, e o Prêmio Personalidade do ano 2017 pela Academia Mineira de Belas Artes.



Bruna santiago é historiadora. Graduada em História pela Universidade Federal de Campina Grande, e mestranda em História pela Universidade Federal de Sergipe. Desenvolve suas pesquisas na área de História e Identidade, debruçando-se nos estudos de Gênero e Raça no Brasil. Criadora do Canal Leituras Pretas no Youtube, ciberativista e professora do Portal Pretitudes.

Luciana Rausch

Luciana Rausch, poeta mineira que em seu segundo livro se entrega em uma jornada poética ritmada com o coração. Este mesmo, que bate em seu peito e no meu, tambor universal que retumba e absorve sentimentos. Coração. Gargalo romântico que tudo crê. Não filtra. Se encharca.

Marcella Rosa



Marcella Abboud é crítica literária, escritora, professora. Autora do Guia Prático do Feminismo: como dialogar com um machista e de Jogadas na rede, ambos assinados pelo pseudônimo Marcella Rosa. É feminista convicta e faz da literatura sua trincheira de batalha, se dedicando a combater, a partir de escritos de mulheres, a falsa neutralidade imposta pelo patriarcado.

E aí, curtiu conhecer algumas de nossas autoras? Aproveita e conta aqui nos comentários se você já leu algum livro delas! <3

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts