Conheça 3 gêneros literários para você explorar

março 10, 2022

No universo literário você pode encontrar diferentes gêneros, que irão te apresentar diversos tipos de narrativas e histórias.

Esse tipo de classificação tem como objetivo agrupar obras que possuem características semelhantes, facilitando para que os leitores possam se orientar na escolha de suas próximas leituras.

Por isso, hoje trouxemos 3 indicações de gêneros literários para você se aventurar, caso você já tenha passado por alguma ressaca literária ou tenha se visto em situações em que não sentiu interesse por nenhum tipo de leitura.

Já prepara o bloquinho e vem com a gente:

Crônica

A crônica é um gênero textual caracterizado por narrar situações do cotidiano, podendo conter um caráter crítico ou até mesmo a utilização de ironia ou sarcasmo.

Sua linguagem é simples e fluida, contribuindo para o fácil entendimento do leitor, e geralmente busca causar uma reflexão no mesmo acerca do tema descrito.

Indicação de crônica para entender melhor o gênero:

Coisas da vida: memórias de tempos vividos

Waldeci Ferreira Chagas










Conto

O conto, por outro lado, é caracterizado por possuir uma narrativa curta. Dessa forma, ele não trabalha com muitos personagens e acaba se passando em um período de tempo ainda menor que na crônica.

Ele pode ser classificado como realista, fantástico, infantojuvenil, de terror ou até mesmo de fadas, possuindo um conflito principal a ser resolvido.

Indicação de conto para entender melhor o gênero:

Genealogia dos afetos

Elaine Moraes

Policial

O romance policial é caracterizado por apresentar uma narrativa que foca na resolução de crimes e investigações, possuindo detetives que podem ser tanto profissionais, quanto amadores.

Elas geralmente são repletas de mistério, podendo possuir reviravoltas chocantes e grandes surpresas.

Indicação de romance policial para entender melhor o gênero:

Chicote

Nuno Rebelo

Gostou das indicações? Me conta aqui nos comentários se você tem o hábito de ler esses gêneros!

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts