Conheça a plataforma Catarse

abril 07, 2022



Se você é um consumidor assíduo de livros e está sempre por dentro do mercado editorial, é provável que já saiba o que é crowdfunding ou financiamento coletivo.

Esse tipo de modalidade de venda de livros consiste na prática de orçar antecipadamente um valor de produção para aquele produto e oferecê-lo com uma meta de arrecadação para os clientes, convocando-os a ajudarem a financiar o projeto da obra para que ela seja produzida. 

Mas o que é o Catarse e qual é a sua relação com isso?

Bom, o Catarse basicamente é a primeira e maior plataforma de financiamento coletivo do país. 

Ela reúne diversas áreas, como o mercado editorial, pesquisadores, jornalistas, artistas e até mesmo os amantes de games, já tendo permitido a publicação de milhares de projetos.

Fundada em 2011, a plataforma hoje conta com uma comunidade formada por quase 1 milhão de apoiadores, que se unem diariamente para transformar projetos em realidade.

Usuários

Dentro do Catarse você poderá desempenhar 3 funções básicas:

  • A de realizador, destinada aos que desejam tirar algum projeto do papel.
  • A de apoiador, destinada aos que desejam ajudar bons projetos a ganharem vida.
  • A de assinante, destinada aos que possuem interesse em participar de algum clube de assinaturas de forma recorrente.

Modalidades

Uma vez que algum realizador queira iniciar um projeto, ele poderá escolher uma das três modalidades:

  • Tudo ou nada: o financiamento apenas é realizado se o valor total for atingido.
  • Flex: caso a meta não seja atingida, o autor pode contar com a quantia arrecadada para auxiliar nos custos da publicação de sua obra.
  • Assinatura/Recorrente: os doadores colaboram com uma quantia por mês, como em um clube de assinaturas.

Mas porque eu deveria apoiar um financiamento?

Quando falamos de crowdfunding, todos os custos envolvendo produção, projeto gráfico, marketing, impressão, transporte e armazenamento da obra, normalmente são garantidos pelos clientes antes mesmo do processo produtivo ser iniciado.

Isso faz com que autores e editoras consigam divulgar e publicar seus livros sem necessitarem arcar com grandes quantias. Porém, não são apenas eles que saem beneficiados: os apoiadores também recebem recompensas, de acordo com o valor doado!

Então esse é o novo futuro?

Ao analisar o crescimento da adoção de projetos de financiamento coletivo realizados nos últimos anos, é possível constatar que esse tipo de prática irá permear por um bom tempo dentro do mercado editorial.

Isso permitirá um aumento significativo no lançamento de novos autores nacionais e na publicação de projetos independentes e específicos.

E aí, conseguiu entender como funciona a plataforma? Aproveite e leia também o nosso post sobre por que apoiar um financiamento coletivo de livros! <3

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts