O que é uma backstory e como fazer?

junho 20, 2022

A gente sabe que para começar a escrever uma nova história, o primeiro passo sempre é escolher sobre o que aquela narrativa vai abordar, qual o gênero literário, a trama central da história e seus desdobramentos.

Mas, existe algo super importante que pode auxiliar nessa criação e deixar sua história ainda mais real, amarradinha e com muitas camadas...

Histórias são feitas de personagens, certo? É um fato que, sem eles, uma boa narrativa não se desenvolve. E é uma relação simbiótica, tá? Por que personagens também são feitos de histórias. E sem uma boa história, um personagem que tinha muito potencial, se torna desinteressante e irreal.

Se você, escritor, de vez em quando, tem dificuldade na hora de desenvolver sua história e seus personagens, com toda certeza você precisa saber o que é uma backstory.

No post de hoje, vamos falar um pouco sobre backstory e como ela pode ser uma ferramenta fundamental para dar o primeiro passo para construir sua narrativa e entender seus personagens.

Definição

Basicamente, backstory ou história de fundo é uma ferramenta que autores usam para criar personagens mais profundos e reais, que garante a coerência e um desenvolvimento conciso para cada um deles durante a narrativa.

Esta é uma ferramenta não só importante para literatura, mas também para criação de personagens em séries, filmes e, até mesmo, jogos. Todo personagem tem uma trajetória e um passado que explica como ele é e porque.

Construindo uma boa backstory, conseguimos definir um núcleo emocional para ele, um padrão de decisões de um personagem, suas motivações, necessidades, dores, traumas e desejos, e, assim, escrever sobre ele se tornará muito mais fácil do que você imagina.

Elementos essenciais

Para construir uma backstory completa de um personagem, algumas informações não podem ficar faltando como:

- de onde o seu personagem veio

- quem é sua família? ela tem uma história relevante?

- quais as suas motivações?

- como é a sua personalidade? quais as principais características?

- quais os ideias e as coisas que ele acredita?

- ele tem fraquezas? liste-as

- como funciona a sua tomada de decisões?

- ele possuí traumas?

- existe algo na sua história passada que o transformou em quem é hoje?

- como são seus amigos e as pessoas importantes na sua vida?

- ele possuí algum mentor?

- como foi a sua trajetória até aqui?

- quais as suas contradições?

- qual o núcleo emocional que você deseja dar ao seu personagem?

Como fazer?

Para criar a backstory dos seus personagens, basta começar respondendo a essas perguntas, claro, priorizando as que fazem sentindo com a sua história, certo?

Depois disso, com a resposta delas, você pode criar uma minibiografia que irá te guiar para desenvolver esse personagem ao longo da sua história.

E lembre-se: nem sempre todas as informações sobre um personagem aparecem na versão final da sua narrativa. A intenção aqui é apenas desenvolver e criar um personagem profundo e o mais real o possível.


E, aí? Curtiu as dicas? Não deixa de acompanhar nosso newsletter! Falamos sobre tudo que envolve o mundo dos livros por lá também!

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts